Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A mãe não dorme

Mãe que não dorme e que vai trabalhar todos os dias com outros filhos, os alunos! Professora contratada, eternamente contratada! Subscrevam o blog e vamo-nos lendo por aqui!

Mãe que não dorme e que vai trabalhar todos os dias com outros filhos, os alunos! Professora contratada, eternamente contratada! Subscrevam o blog e vamo-nos lendo por aqui!

A mãe não dorme

01
Dez20

A importância do Professor do 1o Ciclo


Vera Garcia

criança-sujo-lama-2.jpg

 

"Sabes o que mais me tocou? Foi quando ela chegou ao pé de mim com a blusa toda rasgada em baixo. Perguntei-lhe por que o tinha feito! Então, ela abriu a caixinha e mostrou-me o pedaço da sua blusa a envolver a traça. Achas que a mãe vai ralhar por eu ter rasgado a blusa? Não, disse-lhe eu, mas explica-lhe por que o fizeste". Pessoa simples, prática, despretensiosa na maneira de ser e de viver, com ar caricato quando mete a máscara e começa a espreitar com aqueles dois olhinhos pequeninos por cima dos óculos quadrados, que vão deslizando lentamente para a ponta do nariz! Lá dentro da sala, ela é professora, ela é veículo, ponte entre a sua margem e aquelas cabecinhas pequeninas e, às vezes, nem sei bem quem mais criança é, se ela ou se eles! Se os prepara academicamente? Sim, sem dúvida! Se os prepara para a vida? In-du-bi-ta-vel-men-te!!! Ali, o stress fica à porta, era só o que faltava! Stress é doença de adultos, a entrada na sala é proibida! Mas se ele, teimoso, teima em entrar, num instante as mãozinhas começam a dançar em movimentos circulares e os narizinhos e boquinhas começam a inspirar e a expirar! E, num ápice, o stress vai-se embora para outras bandas! Ela ensina-lhes o cheiro e o toque na terra, na lama. Ela deixa-os brincar, estimar e respeitar os bichos. Ela deixa-os aprender a mãe Natureza, pois ela deve ser sempre a primeira educadora da vida, muito antes dos livros. Ali, não há competição. Ali há partilha e muito respeito que se nota logo e apenas com um simples olhar por cima dos óculos e...não há mais conversas! Sou professora do 3o ciclo e secundário e há alguns anos que trabalho no primeiro ciclo. Continuo a achar que o primeiro ciclo tem sido sempre desvalorizado em relação aos outros ciclos de ensino. Erradamente. Quase tudo começa ali. Quase. E os Educadores de Infância? Fala-se neles?

Sou professora nas estradas do 120, partilho as salas com as professoras titulares de turma e tenho a dizer, tenhamos a humildade de afirmar que muito aprendemos sobre o trabalho de um professor do 1o Ciclo, MUITO. 

Ainda se lembram do (a) vosso(a) professor(a) do 1o Ciclo? É que as crianças são plasticina e eles também as moldam...para sempre.

 

Imagem retirada da internet.

6 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub