Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

A mãe não dorme

Mãe que não dorme e que vai trabalhar todos os dias com outros filhos, os alunos! Professora contratada, eternamente contratada! Subscrevam o blog e vamo-nos lendo por aqui!

Mãe que não dorme e que vai trabalhar todos os dias com outros filhos, os alunos! Professora contratada, eternamente contratada! Subscrevam o blog e vamo-nos lendo por aqui!

A mãe não dorme

13
Out20

Faltam professores de Português, falta quase tudo neste mundo dos esquecidos!


Vera Garcia

IMG_20201013_120210.jpg

 

Sou péssima com números e estatísticas e há quem seja óptimo e ainda bem, porque nos conseguem mostrar verdadeiramente a realidade. Eu vejo com outros olhos. Vejo que nunca cumpri o sonho que tive naquele dia, aos sete anos, quando fui sozinha a uma feira do livro, em Vendas Novas, minha linda terra! Entrei e os meu olhos bateram automaticamente num pequeno livro chamado "Os Cinco voltam à ilha", de Enid Blyton. Desde esse momento que percebi que a minha vida seriam as letras, os livros e, à medida que ia devorando os livros do sótão lá de casa, percebi que queria ser professora de Literatura Portuguesa. Não cumpri. Não me deixaram cumprir. "Não há lugares"! Não havia espaço para nós, os contratados. Mas os contratados têm sonhos, sabem...dediquei-me ao inglês, com a mesma força e afinco. Do Português, só lhe senti o cheiro, quando consegui leccionar Fernando Pessoa a uma turma profissional, em Estremoz. O cheiro que lhe senti, transmiti e ficou no coração dos que me ouviram e sabem porquê? Porque foi com amor. Faltam professores de português, dizem agora. Eu digo que falta quase tudo neste mundo dos esquecidos, nós, os professores! Agora toda a gente utiliza a frase batida "linha da frente". Nunca ninguém disse que temos sido linha da frente, linha de trás, linha de todos os lados, ao longo destes anos! Daqueles portões para dentro somos educadores, professores, pais, médicos, enfermeiros, psicólogos, somos uma CASA! Somos tudo, não somos? Agora aparecem estas notícias...mas são horários incompletos, que não justificam o desgaste do carro, combustível, aluguer de quarto, e outros números, como os descontos para a segurança social, etc. São horários incertos, como tudo tem sido incerto na nossa vida, e alguém quer saber???

Por que é que não nos dão horários decentes, contratos de trabalho que não findem a 31 de agosto, todos os anos? Então fazemos falta??? Então mereçam-nos, caramba!

Dedicado, em especial, aos resistentes do Grupo 300.

3 comentários

Comentar post

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub