Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

A mãe não dorme

Mãe que não dorme e que vai trabalhar todos os dias com outros filhos, os alunos! Professora contratada, eternamente contratada! Subscrevam o blog e vamo-nos lendo por aqui!

Mãe que não dorme e que vai trabalhar todos os dias com outros filhos, os alunos! Professora contratada, eternamente contratada! Subscrevam o blog e vamo-nos lendo por aqui!

A mãe não dorme

23
Out20

Não há receitas para dormir, nem verdades universais


Vera Garcia

Quando pensei em fazer esta página e o blog d'A mãe não dorme, a intenção não foi escrever unicamente coisas sobre maternidade, especialmente acerca da privação de sono. Até porque...o título é meio metafórico... No entanto, algumas pessoas que me seguem por aqui são mães e não dormem. Um dia destes estava a ler um pedido de ajuda de uma mãe que sofria porque o bebé dormia toda a noite mas, durante o dia, nas várias sestas que fazia, só conseguia dormir no colo, impossibilitando a mãe de fazer qualquer tarefa em casa. Digo-vos, sofrer é não dormir de noite! É à noite que o nosso corpo precisa de repouso absoluto, para recuperar energias! Ter filhos é tremendo para quem tem mania das limpezas e para quem tem comichões com as arrumações. Filhos e casa limpa e arrumada são conceitos que não se dão uns com os outros! Muitas vezes pedem-se conselhos, estratégias, mezinhas para pôr a criança a dormir de uma vez, sem ser ao colo, sem ser agarrada às ditas cujas, etc. Lamento informar, segui todas as dicas dadas como se fossem verdades universais e falharam todinhas! Aprendi a dar tempo ao tempo e, ainda hoje, três anos depois, espero que esse tempo chegue, totalmente. Se quer colo é porque precisa de sentir a mãe ou o pai. Simples, assim. Ah e tal, o colo vicia. Vicia nada! Treta! Se não for agora, é quando? Que faz doer os braços e a espandilose toda? Ah pois faz, mas nada a fazer! Ah e tal e o andar? E o falar? Tem 1 ano e ainda não faz nada disto! A minha filha começou a andar aos 17 meses, perto do Natal, no meio da loja dos meus sogros, assim, do nada...e o falar? Foi quase a mesma coisa! Hoje, com três anos, fala que se farta, tem muitíssimo vocabulário e é altamente expressiva. Não a estimulei em demasia. Ofereci-lhe livros, contei-lhe histórias. Os avós, a mesma coisa.
Não dormir é lixado! Tira-nos anos de vida e tira-nos a vontade, mas não há receitas. Há esperar, apenas. De facto, o que cansa não é dar banhos, fazer comeres, vestir, calçar, lavar, como dizia a minha cunhada, ontem. O que cansa é não dormir! E quanto a isso, nada a fazer, a não ser aguentar. Há de melhorar...quando a criança quiser! Na verdade, elas é que mandam nisto...ou em quase tudo!
A foto tirada é do candeeiro do meu quarto, tantas noites acesas, horas a fio...mas agora preguei uma mentira e disse à madmoiselle que tenho dói-dói nas pernas e que tenho que estar aqui muito sossegadinha!!! É sexta-feira e nada paga chegar a casa, tomar banho, enfiar o pijama piroso e enfiar-me uns minutos na minha rica caminha!... Pronto, já chega, vou dar-lhe o jantar!...

IMG_160347692692F.jpg

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2021
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2020
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub